arquitetura
Blablabla falando dele http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa441557/Ramos-de-Azevedo Ramos de Azevedo realiza suas obras mais importantes orientado pela tradição européia beaux arts do estilo neoclássico e do ecletismo acadêmico, dando forma material à chamada belle époque paulistana.
Nas inúmeras residências que constrói, Ramos de Azevedo lança mão do receituário de elementos compositivos compilados nos tratados de Julien Guadet1 e Louis Cloquet.2 No entanto, como adequação à tradição rural brasileira, propôs algumas revisões desses programas "clássicos", introduzindo elementos novos e locais, como os jardins frontais nos sobrados urbanos. De modo geral, quanto à implantação tanto dos edifícios públicos quanto de residenciais, inaugura uma configuração urbana em que os volumes construídos são dispostos de forma solta no lote, com as quatro fachadas desenhadas.
No plano da construção civil, implanta uma das primeiras indústrias de cerâmica de telhas e tijolos, além das primeiras madeireiras de São Paulo. De forma complementar, transforma profundamente o horizonte construtivo da cidade ao adotar a alvenaria de tijolo em vez da taipa, e ao reorganizar o trabalho do canteiro de obras, implantando a segmentação dos serviços de acordo com as especialidades dos artesãos. Tantos esforços no sentido da criação de mão-de-obra especializada para a construção civil em São Paulo explicam-se pela sofisticação das construções ecléticas, que requerem operários especializados e com conhecimento das normas clássicas, e não mais artesãos incultos, presos ao