Arquitetura
As placas de gesso acartonado ou drywall (“parede seca”) substituem alvenarias e argamassas de revestimento em uma única operação, permitindo a fácil instalação dos dutos de água, energia e dados.
Suas características permitem uma grande diversidade de usos e um ótimo resultado estético: há superfícies lisas e texturizadas, as emendas são homogêneas e permitem um bom acabamento. É também conhecido como gesso cartonado actualmente denominado por PGL - Placas de Gesso Laminado, na medida em que é composto maioritariamente no seu interior por gesso sendo depois aplicada uma película de celulose de papel na superfície em forma de lâmina que permite um acabamento perfeito, bastando a utilização de tinta ou outro qualquer acabamento para fazer o acabamento final. A sua espessura é laminar e pode ser muito reduzida, sendo produzida em forma de placas.
Podendo ser usado:
Como parede, substituindo as de alvenaria
Criação de paredes divisórias
Criação de painéis
Execução de projetos de forro (teto rebaixado e sancas), que consequentemente estão ligados a execução de projetos luminotécnicos
Fabricação de móveis
Além de todas estas formas de utilização, o gesso acartonado também permite receber pregos e parafusos, podendo ser cortado, inclusive em formas curvas.
Vantagens e Desvantagens da Utilização das Placas de Gesso Acartonado
VANTAGENS
DESVANTAGENS
Retirada da vedação vertical do caminho crítico da obra;
Resistência mecânica: cargas pontuais superiores a 35 kg devem ser previstas com antecedência, para instalar reforços no momento da execução;
Superfície pré acabada, facilitando o acabamento final;