Arquitetura
Texto do Livro Capitalismo e Urbanização (Capitulo 3: Industrialização e Urbanização)
Resumo sobre a revolução industrial (industrialização) e processo de urbanização.
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Professor: Marcelo Carlos Moreira
A cidade e seu desenvolvimento contemporâneo são marcados pela industrialização, já que foi nas cidades onde tais mudanças ocorreram, pois nelas se tem o capital e a mão de obra trabalhadora, estes aspectos são influências do modo de produção capitalista, assim entender a urbanização a partir da indústria é o entendimento do capitalismo em si.
As transformações na cidade começaram a crescer a partir da segunda metade do século XVII, os camponeses já não conseguiam permanecer no campo e a mudança para as cidades começou a ocorre em massa. Foi neste período que a produção passou a ser realizada na fábrica, com um modo de produção rápido e barato, foi nesta etapa também onde o trabalho assalariado se consolidou, com abundância de mão de obra.
A revolução industrial, a partir da metade do século XVIII, teve com a força do trabalho assalariado e com o controle da produção pelo capital, a possibilidade da obtenção de sua principal característica, o “lucro”, porém o lucro gerou consigo uma conceito de produção relacionado aos trabalhadores, o conceito de ‘’mais-valia’’, que seria a diferença entre oque o trabalhador produz e o que é repassado a ele, está sobra pertence a indústria e foi através deste conceito que foi intensificado o ritmo, o aumento da carga horária, e diminuição dos salários dos trabalhadores. E neste mesmo contexto houve o surgimento da maquina a vapor, que permitiu o aumento dá já citada mais-valia.
Portanto o conhecimento destas transformações é de suma importância a fim de compreender a industrialização e suas alterações no processo de urbanização, pois foi desta forma que ocorreu o intenso crescimento populacional urbano.
A revolução industrial transformou mais as cidades do que apenas o