Arquitetura
Felipe Bühler Bertuzzi (1), Laércio Stolfo Maculan (2)
(1) Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade IMED, Brasil. E-mail: felipe_bertuzzi@hotmail.com (2) Mestre, Arquiteto, Escola de Arquitetura e Urbanismo – IMED, Brasil. E-mail:
laercio.maculan@imed.edu.br
Ruas Comerciais: suas origens e características
Resumo: A ascensão do comércio se deu através da implantação de novos produtos a serem comercializados, tendo como ponto de partida os já existentes. O aumento da produtividade fez com que o meio rural fosse trocado pela cidade para a melhor acomodação do indivíduo. Desse modo, as cidades foram crescendo e necessitando de locais apropriados para o comércio: as ruas comerciais. Atualmente, as ruas de comércio são chamadas de mercado público por dispor de uma infinidade de serviços à população. Essas ruas, que são caracterizadas como espaço público, são locais onde todos têm o direito de usufruir, embora hajam diversidades no que se refere à cultura, modos e condições sociais. Nas fachadas, a comunicação visual é uma característica forte, pois visa a melhora na aparência física do empreendimento, dialogando com o mobiliário urbano e o paisagismo. A árvore, por ser a forma vegetal mais característica da paisagem urbana, contribui para ambientes arborizados estimulando a população a práticas mais saudáveis, assim como um auxílio nas condições térmicas do ambiente. Assim sendo, este artigo tem por objetivo apresentar as origens e as características das ruas comerciais desde os seus primórdios até a atualidade, destacando a sua importância e apresentando as novas técnicas referentes à compra e venda utilizadas nos dias de hoje.
Palavras-chave: Ruas Comerciais; Características das Ruas Comerciais; Origem e atualidade das
Ruas de Comércio.
Abstract: The rise of trade occurred through the introduction of new products to be sold, taking as its starting point the existing ones.