arquitetura
Ludwig Mies van der Rohe nasceu em março de 1886 em
Aachen, Alemanha
Era filho de um mestre canteiro ( um operário especializado em trabalhar a pedra).
Mies van der Rohe pensamento e obra
mies
Passou a adolescência no ambiente de trabalho de seu pai e prestando pequenos serviços em obras de construção civil, absorvendo o conhecimento prático dos trabalhadores enquanto freqüentava uma escola técnica profissional. Apesar de praticamente não ter instrução formal, Mies já detinha um volume considerável de conhecimentos práticos sobre construção civil e desenho, além de uma autodisciplina pouco comum em jovens da sua idade.
Aos quinze anos passou a trabalhar como aprendiz em escritórios de arquitetura de Aarchen.
Em 1905 – aos 19 anos – vai para Berlim trabalhar com
Bruno Paul, um arquiteto influenciado pelo Art Nouveau.
Em 1907 recebe sua primeira encomenda, uma residência para o filósofo Alois Riehl, cujo projeto e execução chamaram a atenção do arquiteto Peter Behrens.
Behrens o convida para trabalhar em seu escritório. Mies permanece por três anos neste emprego, período em que se deu a sua formação de arquiteto.
1
Assim como Le Corbusier e Walter Grópius, Mies assimilou a visão de Behrens a respeito da relação entre arquitetura e indústria.
Foi assim com a tendência do arquiteto holandês Hendrik
Petrus Berlage de privilegiar a estrutura na gênese da forma arquitetônica.
Durante a Primeira Guerra Mundial Ludwig Mies serviu o exército alemão como soldado na arma de engenharia na região dos Balcãs. Retornando a Berlim em 1918, elabora um estudo para um edifício de escritório que modificou os rumos da arquitetura moderna.
Após passar um ano na Holanda – supervisionando uma obra de Peter Behrens – abre seu próprio escritório em
Berlim no ano de 1913.
Como autodidata, Mies observava atentamente o trabalho dos arquitetos importantes da época, incorporando as soluções e as propostas com as quais se