Arquitetura
Nota-se que o autor faz criticas aos arquitetos e defende os engenheiros, porém com uma intenção de melhorar os intuitos dos arquitetos com suas construções futuras. A preocupação com as transformações urbanísticas, as novas formas, o crescimento industrial e a migração traz preocupações para uma arquitetura que seja funcional e não apenas por necessidade.
Se trata de um ''livro manifesto'' e como grande parte dos manifestos, tem o intuito de defender uma idéia. Nele, Corbusier defende um movimento moderno a base do funcionalismo e das necessidades humanas, com isso revolucionou ( juntamente com a Bahaus) a arquitetura de todo o mundo.
Le Corbusier foi muito criticado pelos seus artigos publicados neste livro, além disso “Definiu a arquitetura como o jogo correto e magnífico dos volumes sob a luz, fundamentada na utilização dos novos materiais” ou seja, defendia o uso de materiais simples e uma arquitetura diferenciada.
Tinha uma grande preocupação com o crescimento urbano e sua planificação devido ao mundo moderno.
Lê Corbusier possuía um diferencial nos projetos, na qual introduzia outro olhar na habitação despertando o prazer de desfrutar do espaço arquitetônico. Sua preocupação não era com o uso e sim com o aproveitamento do espaço produzido. Se não fossem por estas, talvez a arquitetura não tenha crescido, tinha ficado estacionada apenas nas cópias e formas inúteis.