educação fisica geral
INTRODUÇÃO
A pesquisa foi realizada na cidade de Curitibanos, SC. Participaram dessa pesquisa 5 pessoas, 4 do gênero masculino e 2 do gênero feminino.
Essa pesquisa faz parte da disciplina de Educação Física Especial e teve como objetivo saber se essas pessoas tinham o conhecimento sobre as deficiências que lhes foram perguntadas.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo o autor PESSOTI, 1984 P68.
A fatalidade hereditária ou congênita assume o lugar da danação divina, para efeito de prognostico. O medico era o arbitro do destino do deficiente. Ele julga, ele salva, ele condena.
O autor quis dizer que por mais que você tenha uma doença seja ela hereditária ou congênita, só o medico ira poder dizer com toda certeza se a pessoa ira ou não sobreviver.
Segundo o autor AMARAL PESSOA, 1994 P15.
A pessoa com necessidades especiais pode começar a ser olhada e a olhar para si mesma de forma menos maniqueísta; nem de herói nem de vitima, nem de Deus nem do demônio, nem melhor nem pior, nem de super homem nem de animal.
As pessoas com necessidades especiais jamais podem se olhar com dó ou ate mesmo inferior, porque perante a Deus somos todos iguais, mas apesar de certas dificuldades os portadores de necessidades especiais podem ser como nós, viver no mesmo mundo que o nosso,basta a sociedade se conscientizar disso.
Segundo os autores LEAVELL & CLARCK, 1976 P17.
A prevenção em saúde “exige uma ação antecipada, baseada no conhecimento da historia natural a fim de tornar improvável o pregresso da doença".
Na visão dos autores, eles querem dizer que se não há um adiantamento com varias informações, as pessoas ficaram a mercê das doenças. Se as pessoas estiverem informadas o risco de possuírem alguma doença será menor.
Segundo o autor MAZZOTTA 2005, P17.
Foi principalmente na Europa que os primeiros movimentos pelo atendimento aos deficientes, refletindo mudanças na atitude dos