arquitetura
Três grupos, surgidos depois da primeira guerra mundial, influenciaram decisivamente na arquitetura que se desenvolveu durante os anos precedentes a segunda guerra: De Stijl, Construtivismo e Bauhaus.
CONSTRUTIVISMO
Na Russia, através do pintor Kasimir Malevitch e principalmente através do arquiteto-pintor O Lissitzk estabeleceu-se uma relação entre arquitetura e pintura abstrata dando início a busca de um arquitetura pura e simples. Se formaram duas escolas diferentes. A primeira era a dos Racionalistas comandada por Nicolai Ladovsy, empenhada na expressão honesta da estrutura, o uso de novos materiais e técnicas, da análise dos efeitos espaciais, para o qual se esperava fixar regras de desenho. O segundo grupo era o dos Construtivistas, movimento artístico que começou em Moscou pouco depois da Primeira Guerra Mundial. Teve sua origem nas obras e teorias dos irmãos escultores Naum Gabo e Antoine Prevsner. Os dois lançaram, em 1920, um Manifesto Realista onde explicavam as idéias do construtivismo. A este movimento aderiram russos como Vladimir Tatlin, Kasimir Malevitc e O Lissitzky. O construtivismo renunciava a estética da massa, substituindo-a pela estética de linhas e planos. As obras dos artistas modernos deviam ser construções puras, livres dos lastres das repetições. Afetava a todas as artes plásticas, mas partia principalmente da escultura. Este movimento estava relacionado com o cubismo.
Urbanismo
A necessidade de aumentar a produção industrial e de melhorar as condições de vida estimularam o planejamento de muitas cidades novas na Russia.
- REPRESENTANTES:
- VLADIMIR SEMENOV: . Ampliação de Moscou, Stalingrado e Astrakhan que se encontram na tradição de Garnier. Utiliza os princípios da zonificação para separar as áreas residenciais do barulho e da contaminação da indústria. Cria a cidade como um fenômeno em constante mudança e que necessita espaço para crescer.
- NICOLAI