Arquitetura
Foi um movimento artístico, um estilo que surgiu entre 1890 a 1920 mais precisamente na Bélgica. Teve seu apogeu em 1900. Existia o desejo geral de criar um estilo que refletisse e acompanhasse as inovações da Era Industrial. Pelo ilusório entusiamo pela paz social e pelo avanço da tecnologia que satisfizesse suas expectativas práticas e “culturais”. Na segunda metade do século XIX, marcou uma mudança estética nas artes com inspiração na antiguidade e fórmulas baseadas no Renascimento começam a crescer criando uma Arte Nova, que era contra o historiscismo, tinha discurso de originalidade e a volta ao artesanato. A sociedade aceitou novos objetos com caracteristicas de curvas assimétricas, formas botânicas, angulares, formas torcidas, floridas, linhas sinuosas e curvas tipo trepadeira. Buscavam uma forma artística que fosse adaptada aos novos materiais trazidos pelo desenvolvimento tecnológico. Adotando uma atitude exclusiva e requintada em relação à arte e à vida, os estetas do art nouveau aliaram, com simplicidade, o belo ao útil, a matéria ao espírito, adaptando de maneira harmoniosa a estética à técnica.
Objetivos
O art nouveau tem como objetivo romper com o estilo “histórico”, repetitivoe não mais perpetuar um passado já extinto, a exemplo do que desejavam fazer os academicistas; viver, valorizar artisticamente o presente, vinculando o útil (funcional) ao belo (ornamento), uma vez que estes representam o espelho no qual a sociedade burguesa vê refletida sua própria imagem; – criar um estilo jovem, novo, prospectivo na sua modernidade inovadora e racionalista em alguns de seus aspectos.
Temática
O movimento tinha uma temática naturalista com utilização de motivos icônicos, estilísticos e até tipológicos derivados da arte japonesa, uma morfologia marcada por arabescos lineares e cromáticos e preferência pelos ritmos baseados na curva e suas variantes (espiral, voluta) e, na cor, pelos tons frios, pálidos,