Arquitetura e Tecnologia
Hoje a tecnologia tem grande influência sobre a Arquitetura e Urbanismo, e exerce um papel importante para sua inovação e desenvolvimento, expandindo a possibilidade de criação e transformando profundamente o âmbito arquitetônico, tanto na fase de projeto quanto na construção e funcionalidade.
Com a evolução da informática, a Arquitetura torna-se cada vez mais prática e técnica, principalmente no desenvolvimento da representação gráfica. Através da criação de programas voltados para o desenho (como o CAD - Computer Aided Design), o arquiteto trabalha de forma menos monótona, tem maior precisão na elaboração de um plano e tem ampliação nas maneiras de expressar suas ideais. Possibilita também a construção de um projeto envolvendo vários profissionais, em que todos possam fazer alterações, dinamizando a concepção arquitetônica.
O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) como meio estratégico para a solução de problemas na Arquitetura permite ao profissional perceber problemas futuros com maior facilidade e propor mudanças necessárias a serem acrescentadas. Com isso a Arquitetura vem sendo aprimorada desde sua concepção até a prática.
A sociedade contemporânea, cada vez mais inserida no campo tecnológico que atualmente tem grande dimensão, solicita à Arquitetura o emprego da tecnologia para promoção da harmonia, do conforto e da funcionalidade nos ambientes projetados. Ganha assim, um impacto social positivo no desempenho da construção arquitetônica.
Portanto, é nítido que a introdução da tecnologia na Arquitetura é importantíssima tanto para o aperfeiçoamento das técnicas utilizadas para o seu desenvolvimento quanto na sua construção material, que acarreta a especialização da área e dos profissionais que a exercem.