arquitetura e fotografia
Autor: Cristiane Ortigara
Arquitetura e Urbanismo
Faculdade da Serra Gaucha
Resumo
Por meio de pesquisas, vamos enfatizar como a fotografia exerceu um papel importante para a arquitetura. Desde os seus primórdios em conjunto com a arquitetura moderna até presentemente em andamento sobre diversas perspectivas na arquitetura contemporânea.
Palavras-chave: Fotografia. Arquitetura. História.
Introdução
Nos dias atuais o mundo globalizado bombardeia nossos cérebros de informação e uma das principais é por via da visão, é por este meio que identificamos, memorizamos e entendemos o que esta ao nosso redor segundo nossa própria perspectiva ou ponto de vista levando em conta toda a bagagem de conhecimento que fomos adquirindo ao longo do tempo. E é por meio desta que podemos criar imaginar e reinventar a arquitetura. Neste ponto começa a elucidar o quão importante é o papel da fotografia e das imagens na nossa vivencia, seja ela pessoal, acadêmica, profissional ou diária.
Atualmente temos como acessar facilmente a fotografia de arquitetura, por meio da mídia, livros, jornais, revistas e da internet. Antigamente esse processo era mais complexo, primeiramente antes da fotografia as pessoas, paisagens e obras arquitetônicas eram concebidas por meio das obras de arte, como a pintura, que representava a arquitetura sobre o ponto de vista do pintor. Mais tarde surgem as maquinas de desenhar, como busca de poder congelar o momento. Não foi somente uma pessoa que inventou a fotografia, mas pode-se afirmar que foi num processo evolutivo que as maquinas fotográficas e as fotografias foram tomando forma até atingir os modelos que conhecemos nos dias de hoje.
Este estudo tem como objetivo mostrar como se deu o processo fotográfico, desde o seu surgimento paralelo com a arquitetura moderna até a arquitetura contemporânea. Dando ênfase nas seguintes questões: Que intervenção teve a fotografia na pintura? Qual o papel da fotografia pictorialista?