Fotografia de arquitetura
Qual seria a melhor forma de se retratar prédios, casas e interiores?
Para conseguir fotos espetaculares, não basta simplesmente sair com uma câmera criando imagens aleatórias de locais bonitos, é preciso saber o que e para onde olhar. Fotografar prédios e casas é muito mais fácil para quem já gosta de arquitetura e entende um pouco (não é preciso muito) sobre o assunto, pois a pessoa sabe o que se destaca em uma determinada construção.
Tudo depende do propósito da fotografia, já que existem imagens mais informativas, e outras que são puramente artísticas. Isto é, se você precisa informar ao retratar um prédio, por exemplo, para que alguém saiba como ele é, vai precisar ter uma abordagem diferente do que seria para uma imagem que tem por objetivo principal capturar algo belo. Por isso é necessário desde o conhecimento de lentes diversas para obter enquadramentos adequados até o domínio completo da luz em suas mais diversas possibilidades, como luz natural, artificial, flash, e mesmo a mescla de todas estas fontes de luz para se obter um registro adequado da arquitetura, seja ela a fachada de um imponente edifício até uma pequena sala e sua decoração. Este tipo de fotografia envolve também o conhecimento da área em si, dos estilos de arquitetura, da história e do trabalho de arquitetos, da importância social da arquitetura e de como as obras se inserem em períodos e sociedades, pois é este conhecimento que irá orientar o fotógrafo no que é importante ressaltar em cada obra.
Fotografia Informativa: É o caso que não abre portas para o fotógrafo abusar de criatividade. Imagine que você precisa enviar uma imagem para um amigo seu mostrando uma construção qualquer. O objetivo é que ele veja a imagem e saiba exatamente do que se trata, e entenda o que está sendo mostrado.
Fotografia de Interiores: abuse de lentes com um ângulo de captura grande para que seja possível mostrar o máximo em uma só imagem. Não é por que você precisa