As Principais Caracteristicas da Arquitetura Grega
Os gregos conquistaram seu destaque na arquitetura por tamanha criatividade, criatividade essa admirada principalmente nos dias de hoje. Umas das construções mais exaltadas e marcantes da arquitetura grega é o templo, por ter sido construída em homenagem e para moradias dos deuses gregos. Os materiais utlizados nas contruções dos templos era o adobe e a madeira, no princípio, depois passou a ser utilizadas pedras, essa mudança permitiu que fosse acrescentada uma nova fileira de colunas.
Em suas construções os arquitetos gregos não utilizavam nem um matérial para unir as pedras, elas eram apenas colocadas uma sobre a outra, sendo assim, consequentemente uma era o apoio da outra. Apesar da falta de recursos, as pedras se encaixavam de uma forma quase que perfeita.
O surgimento das colunas foi no início das construções, por extrema necessidade de sustentação de peso, porém mais tarde se tornaram parte da decoração. As colunas marcam o estilo e a proporção dos templos. O templo é a expressão da arquitetura grega, as colunas eram especialidades e foram o marco da dimensão e o estilo dos tempos.
As três ordens clássicas da arquitetura são: dórica, jónica e o estilo conríntio, os materiais preferidos para tais construções era o tijolo cru e a madeira mais alguma pedra. A ordem dórica é a mais simples considerada pelos gregos uma ordem masculina, a ordem jónica tem mais elegância e graciosidade, e por fim o estilo coríntio que é a aperfeiçõação da ordem jónica, sua princípal característica é o poder decorativo.
Os artistas gregos foram os primeiros a expor a realidade das histórias, por tal motivo, foram os primeiros a representar o lado natural das coisas. Com o passar dos anos, houve um grande desenvolvimento nesse período, graças a outras culturas.
O período clássico ofereceu uma arquitetura quase que impecável, muitas obras eram executadas em pedras, o material era preferencialmente o mármore