Arquitetura vivenciada
YANCA LAFAELA BRAUN
RESUMO
Neste trabalho será apresentado 4 opiniões de diferentes escritores, sobre como os livros começaram a surgir para a sociedade; o verdadeiro valor que se da ao local onde vive, sendo ele na cidade ou no interior e qual a verdadeira ligação entre “construir e habitar”.
1. VICTOR HUGO (1802 - 1885)
Victor Hugo obcecado pelo tema da cidade foi mais longe, desenvolvendo uma verdadeira filosofia da arquitetura. A cada ano que passava, o ser humano aparecia sempre com novas idéias, a começar dos livros, que primeiro eram escritos em pedras, mármores e passariam agora a ser escritos em folhas de papel. A arquitetura sendo vista sempre como um imenso livro para a humanidade e assim surgiu o pensamento de que o livro de alguma forma acabaria matando a arquitetura. A arquitetura se desenvolveu com o pensamento humano, se tornando assim eterna sem nunca perde sua importância. Após a criação do livro, a imprensa foi também um dos maiores acontecimentos da história, foi um modo de expressão da humanidade que se renovou totalmente ano após ano.
2. GEORG SIMMEL (1858 – 1918)
Os maiores problemas já vistos na vida moderna hoje, seria a forma que estamos sendo criadas, cada vez mais as pessoas se importam apenas com seus bens materiais, perdendo totalmente seu caráter.com esse ritmo acelerado das cidades grandes a povoação, não se preocupa muito com o que realmente é bom para levar como exemplo, uma grande diferença de quem é criado em uma cidadezinha no interior é que muitos agem antes de tudo com o coração, não tendo em si toda a frieza de agir sempre com a razão e não com os sentimentos, relações racionais tornam as pessoas um elemento de calculo, só tendo interesse apenas pelo seu rendimento.
3. OSWALD SPENGLER (1880 – 1936)
O ser humano perfeito é aquele que não tem medo de errar, que esta sempre à procura de novas idéias, novos conhecimentos. A