Genética
A genética é a parte da biologia que estuda a passagem das características biológicas e físicas de geração para geração. Os cientistas acreditam que os problemas genéticos se encontram nos genes. Quando falamos que os filhos se parecem com os pais, avós, tios e até mesmo parentes mais distantes, estamos falando de hereditariedade, que é uma herança genética que recebemos de nossos ascendentes. Daqui a alguns anos será possível acabar com algumas doenças genéticas graças aos estudos realizados pelos cientistas sobre o código genético, como por exemplo, a leucemia, o albinismo, a doença de Alzheimer etc. A genética reje a evolução dos seres vivos.Na medicina,ela proporcionará um estudo detalhado das características dos indivíduos,podendo assim identificar doenças,anomalias e através de interações com outras área,buscar soluções.Na agricultura e pecuária poderá proporcionar melhoramentos nas espécies,tornando-as mais viáveis para a produção,consumo e diminuindo vários impactos ambientais,como eliminar os agrotóxicos. Em relação à questão policial, tornou-se mais fácil a investigação, diminuiu a margem de erro entre suspeitos, nos casos de paternidade, enfim as aplicações da genética são inúmeras na vida de todos.
Como determinamos os padrões de herança? Os padrões de herança descrevem como uma doença é transmitida em famílias. Estes padrões ajudam a predizer o risco de recorrência para relativos. Em geral, os padrões de herança para as disfunções genéticas simples são classificadas baseadas em se elas são autossômicas ou ligadas ao X e se elas têm um padrão dominante ou recessivo de herança. As disfunções são chamadas de disfunções mendelianas, após um geneticista Gregor Mendel.
Herança autossômica dominante Em uma herança autossômica dominante, apenas uma cópia de um alelo da doença é necessário para um indivíduo ser suscetível para expressar o fenótipo. Com cada gravidez, existe uma em duas