ARQUITETURA SUSTENTAVEL
A CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO CONSCIENTE
POR:SOUZA 2008
Ate onde vai a nossa responsabilidade como profissionais e cidadãos, quando falamos em sustentabilidade?
Justifica-se este estudo pela responsabilidade social que os arquitetos e urbanistas precisam exercer ao projetar espaços com consciência ambiental.
1.2.1 Sustentabilidade
De acordo com NETO 2007, com a chegada da Revolução Industrial, começaram a surgir os produtos descartáveis, aumentando quantidade de resíduos e lixo.
Após essa fase aos poucos alguns seres humanos se manifestarão sua consciência ambiental, onde trabalha para reaproveitamento de lixos e resíduos com inovação energética e consciente.
1.2.2 Legislação
Com base em Brasil 2007, a eco-92 foi um marco para as questões ambientais no mundo, estabeleceu regras para o combate á degradação ambiental, criando a Agenda 21 e chamando a atenção das pessoas para os problemas ambientais futuros.
1.2.3 Planejamento
A falta de planejamento é um problema constante no meio urbano. Segundo PEREIRA e SATTLER 2006, quando se trabalha com planejamento, precisa-se ouvir o entorno e á população local para que todos se sintam-se responsável pelo que esta sendo realizado no local.
1.2.4 O Papel do Arquiteto e Urbanista em Relação a Sustentabilidade.
Niquel 2008 afirma simultaneamente das semelhanças e diferenças entre o homem e a natureza é a única maneira de fazer justiça a ambos, revelando, assim, o sentido da vida em sociedade. Arquitetos e Urbanistas precisam mostrar a importância do planejamento sustentável e convencer de que é necessário reciclar para amenizar os impactos dos resíduos sólidos no meio ambiente, aproveitando agua da chuva para poupar a agua potável, uso de materiais ecologicamente corretos e etc..
CONCLUSOES
Com esse estudo, é esperado contribuir na conscientização dos arquitetos e urbanistas e estudantes da área para que juntos podem minimizar os graves problemas ambientais enfrentados pela sociedade, um exemplo é a