Arquitetura silenciosa
Valor:
Nome do aluno: Wendel Silva Magalhães
Nota:
REFERENCIA:
DA CUNHA MAHFUZ, Edson. Arquitetura Silenciosa. Belo Horizonte: Arquitetura Brasileira, Agosto de 2005.
Resumo:
O texto arquitetura silenciosa, mostra dois texto sendo elas a arquitetura contemporânea e a arquitetura silenciosa. A arquitetura contemporânea e tida como feita por profissionais de segunda linha dando-se valores a profissionais de fora. A Silenciosa mostra a forma simples e convincente de ser mostrando que ainda há possibilidade de se fazer uma arquitetura de auto padrão e nível.
Fichamento:
Nos últimos tempos vem ocorrendo uma crise pontual que atingiu a arquitetura e urbanismo.
Algumas dessas crises ocorrem devido hoje o poder privado ser o principal foco do centro das decisões deixando o poder publico a segundo plano algo que era diferente no desenvolvimento da arquitetura moderna entre 1930 e 1970.
Com o passar do tempo o espaço publico vem perdendo espaço e importância e esta sendo substituído pelo espaço privados coletivos. Com isto, o comércio arquitetônico passa a ser tratado como objeto de consumo tendo a sofisticação e aparência como ultima moda.
O perfil do arquiteto num mundo em que a glorificação da personalidade é um valor importante o define como homem de negócios do que um verdadeiro profissional de arquitetura e urbanismo. Perdeu-se o deixando de ser um profissional respeitado que todos davam ouvidos e era contratado para tomar decisões em empreendimento de pequeno, médio e grande porte, passando a simples executores de decisões tomadas por outros profissionais até mesmo de outras áreas. Com isto, vem se aumentando o numero de profissionais de arquitetura disponíveis no mercado, devido a insegurança dos clientes que acham que qualquer profissional de arquitetura estrangeiro é melhor. O estado da arquitetura Contemporânea apesar da exposição e valores que os arquitetos têm tido em todos os meios