Arquitetura shed
Sheds de iluminação:
O shed é muito utilizado em fábricas, especialmente quando não é possível obter luz lateral, ou está deficiente pela excessiva largura do edifício.
Fornecem uma iluminação em torno de três quartos do valor obtido com a mesma superfície iluminante localizada continuamente sobre um teto horizontal.
Caracteriza-se por telhados em forma de dentes de serra (faces de pouca inclinação alternadas com outras quase verticais). Essas últimas são envidraçadas.
Seu melhor desempenho é quando orientado a sul para latitudes compreendidas entre 24° e 32° S, no caso do Brasil.
É necessário que esse tipo de shed seja bem elaborado estruturalmente,com a colocação de caixilhos ou com outro material que possibilite as duas funções: ventilação e iluminação, isto ajuda a impedir a penetração de chuva
Shed de cobertura:
aplicado em cobertura de construções, dotado de projeto que permite fácil confecção em material metálico, obtendo-se produto leve, durável, fácil de ser manuseado, de ser transportado e de ser montado e de baixo custo.
O "shed" de cobertura possui construtividade exclusiva, que permite utilização de peça única e resolve os inconvenientes de tempo de confecção, de qualidade, de manuseio e de montagem dos "sheds" pré-fabricados atuais
Shed de arquitetura e ventilação:
Um exemplo de shed de arquitetura é um shopping popular em Brasilia, construído pelo arquiteto Alenncar Cinnanti, a cobertura é feito de shed e sua fachada de venezianas de PVC, isso possibilitou a ventilação cruzada no local e a iluminação natural. Essas soluções de fechamento favorecem a entrada de luz natural nos ambientes internos e permitem a criação de um sistema de ventilação natural cruzada de alta vazão e baixa velocidade de ar, propiciando bons níveis de renovação do ar ambiente e de conforto térmico.
Construída com estrutura metálica, a edificação é composta por uma seqüência de 11 pórticos curvilíneos paralelos, formando uma figura