Opera o anhandu
1064 palavras
5 páginas
Operação anhanduíO 9 batalhão de engenharia de combate a serviço do comando militar do oeste montou uma lsb em Aquidauana no Mato Grosso do Sul no rio taboco para reestabelecer o trafego entre a cidade interiorana e a capital. 37 metros montada em 40 horas por 40 militares.
SUIÇA
Em outubro de 2011, em virtude de condições meteorológicas adversas, houve transbordamento de rios e muitos deslizamentos de terra na região alpina de Berna e Valais, na Suíça. Em meio à devastação, uma ponte que cruza o vale, nas proximidades do município esparsamente povoado de Kandergrund – 56 km ao sul de Berna – foi arrastada pela força das águas, com sérias consequências para os 800 habitantes do município.
A Força de Intervenção em Catástrofes do Exército Suíço, uma unidade estabelecida especificamente para reagir a eventos desse tipo – recebeu a incumbência de restabelecer a ligação no vale do Kander. A unidade havia recebido, apenas três meses antes, duas Pontes de Apoio Logístico, e se deparou comum desafio imediato e inesperado.
A Solução
Uma inspeção para determinação de viabilidade, realizada logo após o incidente revelou a necessidade da instalação de uma Ponte de Apoio Logístico, de 39,6m, compatível comas cargas impostas pelo tráfego rodoviário suíço, e capaz de suportar até a Classe 40 de Carga Militar. A equipe do Exército, familiarizada com as especificações do sistema LSB, emitiu uma ordem formal para a construção da ponte, em 14 de outubro. As obras para a preparação do terreno foram iniciadas imediatamente, para remover os danos causados pelas inundações e desobstruir as vias de acesso.
Em17 de outubro, mais de 100 toneladas de equipamentos para a construção da ponte foram transportadas até o local. A montagem foi realizada por 20 soldados da seção de engenharia, motivados pelo desafio de entregar a ponte à comunidade de Kandengrund o mais rapidamente possível.
A ponte, com13 baias de comprimento e uma faixa de rolamento de 4,2metros de largura, foram montada na