Aberturas Zenitais
Projetado em 1998 e concluído em 2002, o edifico Berliner Bogen localiza-se na Alemanha, sua estrutura apóia-se nas margens do canal de contenção de enchentes que atravessa da cidade de Hamburgo.
O edifício foi construído dentro dos conceitos de sustentabilidade. O conforto ambiental foi garantido pelo sistema de dupla pele de vidro e pelo aproveitamento da geometria da edificação. A partir de um eixo longitudinal, ramificam-se oito blocos de escritórios e amplos átrios de acesso, ligados diretamente à circulação principal, a estrutura da pele de vidro transparente permite a projeção de luz natural para o interior dos átrios. Jardins de inverno implantados nesses locais contribuem como interface climática entre o interior do prédio e o ambiente externo, promovendo equilíbrio entre natureza e locais de trabalho.
Além das vantagens bioclimáticas, os jardins de inverno oferecem nova modalidade para a ocupação do prédio, servindo para a realização de exposições, coquetéis e outros eventos. O trajeto por essas áreas internas tem início em uma larga ponte que conduz ao primeiro átrio, ponto inicial do eixo longitudinal que culmina em um terraço flutuante, sobre o canal.
Em função das variações climáticas, foram definidas dimensões de aberturas dos caixilhos e posicionamento do ângulo de inclinação da pele de vidro. No verão, a dupla pele controla a entrada do calor, enquanto o sistema de aquecimento e resfriamento instalado nas lajes de concreto aparente promove equilíbrio climático. A segunda pele foi determinante para garantir a eficiência do conceito low tech do projeto. É nela que estão instaladas todas as esquadrias de alumínio - portas e janelas de correr com alturas dos painéis variando entre 2,70 e 3 metros.
Edifício Berliner Bogen.
FONTE: < http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/brt-architekten-edificio-berliner-08-01-2004.html>
Corte Esquemático.
Fonte:
A proteção externa, de 15 mil metros quadrados de vidro, em