arquitetura sao luis
São Luís- MA
2012
ARQUITETURA COLONIAL
São Luís do Maranhão
No Brasil, a Arquitetura colonial é definida como a arquitetura realizada no atual território brasileiro desde 1500, ano do descobrimento pelos portugueses, até a independência, em 1822.
Durante o período colonial, os colonizadores importaram as correntes estilísticas da Europa à colônia, adaptando-as às condições materiais e sócio-econômicas locais. Encontram-se no Brasil edifícios coloniais com traços arquitetônicos renascentistas, maneiristas, barrocos, rococós e neoclássicos, porém a transição entre os estilos se realizou de maneira progressiva ao longo dos séculos e a classificação dos períodos e estilos artistísticos do Brasil colonial é motivo de debate entre os especialistas.
A importância do legado arquitetônico e artístico colonial no Brasil é atestada pelos conjuntos e monumentos desta origem que foram declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO. Um dos centros históricos considerados se localiza na cidade de São Luís, no estado do Maranhão. O patrimônio arquitetônico de São Luís destaca-se pela uniformidade, pela beleza simples e regular das casas que constituem seu centro histórico. Construídos pelos senhores que comandavam a produção de algodão na região, os solares e sobrados são marcas vivas do apogeu econômico da cidade.
Com mais de três mil e quinhentas de suas casas tombadas, a maioria proveniente dos séculos XVIII e XIX , casarios coloniais com fachadas estilo português, igrejas, fontes e ruelas e ladeiras de paralelepípedos. O Teatro Arthur Azevedo, de 1817, e o Solar da Baronesa de Anajatuba, do século XIX, já foram restaurados desde então e estão entre as principais atrações visitadas pelos turistas.A Matriz da Sé, na Praça Dom Pedro, a é do século XVII e tem seu altar-mor todo talhado em ouro. No final do século XVIII, uma idéia funcional começou a se transformar na principal marca do