Arquitetura Salvador Final
Idealizado por Antonio de Lacerda e Augusto Frederico Lacerda, iniciado em 1869 e inaugurado em 1873 com o nome de Elevador Hydraulico da Conceição da Praia, com apenas uma torre em ferro estilo artnoveau, foi um grande desafio para engenharia da época, pois simbolizou a união das experiências em meios de circulação vertical que ainda estavam sendo testadas na Europa. Projetado não só com a intenção de ligar a cidade alta a Cidade baixa,mas principalmente para facilitar o transporte de mercadorias do porto, foi considerado o elevador mais alto desse tipo no século XIX e o primeiro no mundo a servir como transporte público.
Em 1896, o Elevador passou a se chamar Elevador Antônio de Lacerda, por indicação do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Em 1906 foi reformado para adotar um sistema elétrico e sua torre tornou-se mais larga, na base.
A segunda torre foi somente inaugurada em 7 de setembro em 1930, juntamente com uma reforma geral, onde o conjunto arquitetônico ganhou seu estilo em art déco.As torres foram ligadas por uma plataforma de 71 m de vão, que passa sobre a Ladeira da Montanha.
Atualmente o ícone baiano liga a Praça Tomé de Souza, na Cidade Alta (onde se encontra o centro histórico), à Praça Cayru,na Cidade Baixa (local de concentração de atividades financeiras e comerciais de Salvador). Possui duas torres, quatro cabines e 73,5 metros de altura sendo um túnel em “L” enfincado em uma rocha servindo de meio de transporte urbano público e coletivo.
Em 1955, o Elevador Lacerda foi estatizado pela Prefeitura. Em 2006, foi tombado pelo Iphaninicialmente com o nome de Elevador Hydraulico da Conceição da Praia e hoje é considerado um dos principais cartões postais de Salvador.
Postal Mello & Filhos entre 1906 e 1912.
Salvador em 1942, pelo The National Geographic Magazine. Já com a segunda torre.
Retirado de:
Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. 10 anos de Fundação, Salvador, 1979.