Arquitetura risc
Este processador foi criado com o objetivo de minimizar a distância entre o que a máquina podia realizar e entre o que a programação de alto nível exigia.
Essa arquitetura diferentemente da arquitetura CISC, mais antiga, possuía uma redução no número de instruções que era em torno de 50, já que uma máquina CISC continha em torno de 200 a 300 instruções. Outra grande vantagem dessa arquitetura e que a sua execução era feita diretamente no hardware, o que resultou em uma maior velocidade na execução das instruções. Isso ocorria porque a arquitetura RISC somente fazia uso das instruções CISC que eram utilizadas com mais frequência.
Os processadores RISC são capazes de executar apenas poucas instruções simples. Por isso, os chips baseados nessa arquitetura são mais simples e muito mais baratos. Outra vantagem dos processadores RISC, é que por terem um menor número de circuitos internos, podem trabalhar com clocks mais altos. Um exemplo são os processadores Alpha que em 97 já operavam a 600 MHz.
Um dos elementos fundamentais para que um processador se caracterize como RISC é ter pelo menos um pipeline.O Pipeline é uma técnica em que o hardware processa mais de uma instrução de cada vez. Ele não espera o término de uma instrução para executar outra.Em uma máquina CISC típica, temos, basicamente, quatro fases para a execução: busca, decodificação, execução e escrita. Em uma máquina RISC, temos as mesmas fases, só que executadas em paralelo. Uma fase não precisa esperar a outra terminar, para que ela se inicie. Este procedimento, não diminui o tempo de execução da tarefa, mas melhora o processamento global..
Alguns acham estranho que um chip que é capaz de executar poucas instruções, possa ser considerado, por