Arquitetura RISC
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TECNOLOGIA DA GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Gerson Luis Lemes Basques
Luis Henrique dos Santos Magistrali
Rodrigo Beck
TRABALHO DE
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
SEMINÁRIO
ARQUITETURA RISC
PORTO ALEGRE
2011
Trabalho apresentado no curso de graduação ao Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, para a constituição da avaliação do semestre do curso de Teoria Geral de Sistemas.
Área de Concentração:
Data da defesa: 26 de agosto de 2011.
Resultado: _________________________
Examinador:
Rafael Jesus Rehm
Professor de Arquitetura de Computadores
IBGEN
Introdução A arquitetura RISC nasceu, através, da tentativa de minimizar a distância entre o que a máquina podia realizar e entre o que a programação de alto nível exigia. Para atender a esta necessidade foi criado um processador que privilegiaria instruções mais simples e seriam executadas diretamente no hardware resultando, assim, em maior velocidade na execução destas instruções.
Esta idéia foi inspirada pela descoberta de que muitas das características incluídas na arquitetura tradicional de processadores para ganho de desempenho foram ignoradas pelos programas que foram executados neles. Entretando, o desempenho do processador em relação à memória que ele acessava era crescente. Isto resultou em um número de técnicas para aperfeiçoar o processo dentro do processador, enquanto ao mesmo tempo tentando reduzir o número total de acessos à memória.
Objetivos
Nossa abordagem visa buscar o entendimento prático de como os dados são tratados pela CPU na arquitetura RISC e evidenciar como instruções mais simples e de execução mais rápida, muitas vezes, trazem ganhos maiores de desempenhos e resultados que instruções complexas.
Alguns conceitos:
RISC - Reduced Instruction Set