ARQUITETURA RISC
A RISC (em inglês: Reduced Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções), suporta menos instruções, e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções que são combinadas.
Os processadores baseados na computação de conjunto de instruções reduzidas não têm micro programação, as instruções são executadas diretamente pelo hardware. Como característica, esta arquitetura, tem o conjunto de instruções reduzido, bem como baixo
nível de complexidade.
Com o conjunto de instruções reduzido e cada uma delas tendo suas funções otimizadas, os sistemas possuíam um resultado melhor em questão de desempenho.
A evolução da arquitetura RISC para a arquitetura CISC tem relação com a chamada de rotinas e passagem de parâmetros. Estudos indicam que as chamadas de funções consomem um tempo significativo de processador. Elas requerem poucos dados, mas demoram muito tempo nos acessos a memória.
Em virtude disso, na arquitetura RISC foram utilizados mais registradores. As chamadas de função que na arquitetura CISC ocorriam com acessos à memória, mas na RISC isso era feito dentro do processador mesmo, utilizando os registradores que foram colocados a mais.
ARQUITETURA CISC – CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E DESVANTAGENS
A CISC (em inglês: Complex Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Complexo de Instruções), suporta mais instruções, no entanto mais lenta fica a execução delas.
A vantagem de uma arquitetura CISC é que já temos muitas das instruções guardadas no próprio processador, o que facilita o trabalho dos programadores. Os processadores CISC têm a vantagem de reduzir o tamanho do código executável por já possuírem muito do código comum em vários programas, em forma de uma única instrução.
Os processadores baseados na computação de conjunto de instruções complexas contêm uma microprogramação, ou seja, um conjunto de códigos de instruções que são gravados no