auxiliar de farmacia
A Pré História à Idade Média
Antigamente os povos não organizavam o tempo eles tinham trabalho próprio ou servil não existia autonomia não se organizava a produção.
- 1600: Surge o relógio de ponto e começa-se a comprar o tempo de trabalho.
- Dentro das perspectivas dos direitos fundamentais do trabalhador em usufruir de uma boa saúde e qualidade de vida, na medida em que não se podem dissociar os direitos humanos e a qualidade de vida, verificam-se, gradativamente, a grande preocupação com as condições do trabalho.
- O médico italiano Bernardino Ramazzini, considerado o pai da medicina do trabalho, publicou por volta de 1700, o livro “Doenças dos Trabalhadores”.
-1919: Dentro os acontecimentos em relação à segurança do trabalho citaremos:
OIT (Organização Internacional do Trabalho) O tratado de Versalles (Objetivava: a uniformizar as questões dos trabalhistas, a superação das condições subumanas do trabalho, desenvolvimento econômico); Limitações da jornada de trabalho – proteção à maternidade, trabalho noturno para mulheres – idade mínima para admissão de crianças e o trabalho noturno para menores.
- 1943: CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) É nos anos seguintes ocorram outros acontecimentos.
Na Era da Revolução Industrial
1964- (Revolução de 1964) – Lema de todas as empresas econômicas brasileiras: “PRODUZIR SEMPRE”.
Ex: Filme “Tempos Modernos” (Charles Chaplin).
Os problemas relacionados com a saúde intensificaram-se a partir da Revolução Industrial. Houve uma elevada taxa de acidentes devido a novos equipamentos adotados, ou seja, deixando o trabalho artesanal e adotando o Trabalho Industrial, a falta de treinamento adequado para esse novo equipamento, as longas jornadas de trabalho adotadas pelas empresas que
em média era de 15 a 16 horas diária, o trabalho infantil contribuiu muito para esse fato e também para agravar mais ainda essa ocorrência, falta de uma legislação justa,