Conceitos de meio ambiente e sustentabilidade
Preservação: Estratégia de proteção e manutenção do meio ambiente natural, tal como é, sem intervenção humana para extração de recursos.
Conservação: conjunto de atividades e políticas que asseguram a contínua disponibilidade e existência de recursos naturais e renováveis. Utilizar adequadamente e de forma responsável os recursos naturais.
Matéria: É tudo o que tem massa e ocupa um lugar no espaço, ou seja, possui volume.
Corpo: qualquer porção limitada da matéria.
Energia: é a capacidade de realizar trabalho, é tudo o que pode modificar a matéria, por exemplo, na sua posição, fase de agregação, natureza química. É também tudo que pode provocar ou anular movimentos e causar deformações. Expressa em jaule (j) pelo sistema internacional de unidade (SI).
Lei da Conservação da Energia: As energias não podem ser criadas nem destruídas. Sempre que desaparece uma quantidade de uma classe de energia, uma quantidade exatamente igual de outra classe de energia é produzida.
Biodiversidade ou diversidade biológica: Termos criados na década de 80, para se referir ao número de espécies de seres vivos existentes no planeta, incluindo todos os vegetais, animais e microorganismos. Acredita-se existirem entre 10 e 50 milhões de espécies vegetais e animais no mundo. No entanto, apenas 1,5 milhão foram classificadas até hoje pelos cientistas. Cerca de 20% das espécies conhecidas no mundo estão no Brasil, considerado um país “megadiversidade”.
Biosfera = Ecosfera: Espaço do globo terrestre ocupado pelos seres vivos. Portanto,