arquitetura paisagística
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
METODOLOGIA DO PROJETO PAISAGISTICO
GLOSSÁRIO E DEFINIÇÕES DE TERMOS DE ARQUITETURA PAISAGÍSTICA
- São Luís -
2013
MOZAR MENEZES MELO JÚNIOR
GLOSSÁRIO E DEFINIÇÕES DE TERMOS DE ARQUITETURA PAISAGÍSTICA
Este trabalho foi realizado como parcela da somatória da primeira avaliação da disciplina Metodologia do Projeto Paisagístico, ministrada pela professora Bárbara Prado, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão.
- São Luís -
2013
1. DEFINIÇÕES DE ESPAÇOS PÚBLICOS
1.1_ ADRO: É o nome pelo qual é chamada a área externa frontal, em geral cercada, das igrejas. Nas igrejas mais antigas é comum, a existência de cemitérios, localizados no adro.
1.2_ LARGO: Área lateral externa de uma igreja, no qual se tem como exemplo a "Praça Benedito Leite" em São Luís - MA, que por sua tipologia e localização é considerado um Largo.
1.3_ PRAÇA: Espaço público urbano livre de edificações e que propicie convivência, recreação, apreciação e conforto visual para seus usuários. Associado à ideia de haver prioridade ao pedestre e não acessibilidade de veículos. Tendo função social de LAZER para os transeuntes.
1.4_ POCKET PARK: Segundo Thomas Hoving (1931-2009) que é considerado o criador deste conceito, são espaços públicos pioneiramente construídos em Nova York. definindo-se como pequenos parques inseridos no meio da cidade afim de oferecer aos cidadãos um "oásis" no meio do ritmo frenético das cidades.
1.5_ PARQUE: Possui as mesmas características e funções de uma praça, porém a sua principal diferença é a escala, tendo assim uma abundante e variada presença de vegetação. Geralmente encontra-se sob proteção ambiental. Pode-se afirmar que a Praça está para o bairro de mesmo modo