Arquitetura no brasil fichamento 10 'a arquitetura do ferro no brasil'.
- O isolamento colonial do Brasil foi rompido com a vinda da Corte Portuguesa ao Rio de Janeiro, em 1808. Então, houve a “Abertura dos Portos às Nações Amigas”, mais propriamente à Inglaterra, cessando o monopólio português sobre o comércio do Brasil. Como conseqüência, materiais de construção foram importados.O decreto que impedia a instalação de manufaturas no Brasil foi revogado.A chegada da corte gerou ainda a criação de escolas, desenvolvimento da imprensa e vinda de profissionais qualificados.
- Iniciou-se gradualmente o abandono do empirismo e se passou a utilizar os materiais de modo mais racional. A Inglaterra tinha relações comerciais privilegiadas com o Brasil e dirigia suas atenções a este, já que estava prejudicada no “bloqueio continental” decretado por Napoleão. Criou-se assim um monopólio sobre o Brasil em época que começaram a florescer relações com outros países como Alemanha, França e Bélgica.
- Data também meados do século passado a implantação do transporte ferroviário, sendo a Inglaterra grande responsável pela parte relevante da rede e também, pela implantação de um grande número de seus edifícios.
- As primeiras companhias ferroviárias eram geralmente privadas e ligavam as regiões produtoras dos principais produtos agrícolas aos portos. Nesse período se verificou também o crescimento e desenvolvimento de numerosas cidades. Com a ampliação do comércio e o contato direto que os territórios passaram a ter, seja com o exterior, seja com a própria capital, as cidades adquiriram papel mais relevante como centro comercial, político, financeiro, cultural, etc.
- O crescimento gerou novas construções e necessidade de melhorias na infra-estrutura e também nas instalações de equipamentos urbanos. Surgiu um fenômeno completamente