ARQUITETURA NO BRASIL: DE CABRAL A DOM JOÃO VI
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO – TURMA: 4252012-1
DISCIPLINA: ARQUITETURA BRASILEIRA
DOCENTE: KACIANNI MORETO
DISCENTE: TAUANE SILVEIRA CAMINHA
RESUMO DO LIVRO: ARQUITETURA NO BRASIL: DE CABRAL A DOM JOÃO VI – (pág 54 a 71)
Em torno de 1536, após a chegada de Cabral ao Brasil e todo o processo de domínio de terras, deu-se inicio a subdivisão do território no qual os donos das terras eram os parentes do Rei. Alguns parentes para qual foram designados terras não conseguiram o domínio da área fazendo assim com que o Rei precisasse chamar reforços para que obtivessem o poder naquela terra. Com o passar do tempo, perceberam que precisavam de algo para delimitar os territórios, fazendo assim com que construíssem o que podemos chamar de muros, no qual eram feitos de grandes trocos na horizontal e vertical e com o passar do tempo, grandes engenheiros vieram para a construção de muros (fortes) mais resistentes.
Deu-se assim inicio as construções de casas, no qual se observava um traçado orgânico, que acompanhava a sinuosidade das montanhas, as construções também acompanhavam as ladeiras. As primeiras casas eram coladinhas umas nas outras, não havia um “terreno” demarcado como hoje em dia. Essas casas eram mais distantes, como chácaras, pois quem morava na cidade no período colonial eram os burgueses. E assim a praça era o equipamento publico mais importante do período colonial.
O período Pombalino foi o primeiro estilo da arquitetura portuguesa, no qual a casa era cilíndrica, toda em pedra e sem argamassa. Qualquer tipo de material vegetal era usado como telhado ou como complemento da casa. Após a popularização e o crescimento das cidades, os principais equipamentos urbanos passaram a ser: Cadeia, Pelourinho, Praças, Palacio do Governador, Igrejas.
OBS: Não encontrei o livro em PDF, não comprei a xerox e não consegui o livro na biblioteca a tempo, sendo assim fiz o resumo baseado nas minha anotações. Apesar de