Relatório do Trabalho de Campo Dom Joao VI ABEU
Introdução
Criação de um relatório voltado ao trabalho de campo realizado pela ABEU – Associação Brasileira de Ensino Universitário, na unidade de Nilópolis com as turmas do 2º ano do ensino médio no dia 30 de maio de 2012, como parte do desenvolvimento dos trabalhos de Sociologia e Filosofia, regido pela professora Gisele Rose.
O projeto nos proporcionou um tour pelo centro histórico do Rio de Janeiro, onde seguimos os passos da corte portuguesa e observamos as mudanças sofridas na capital e como essas mudanças influenciaram no processo de independência do Brasil. Todo o percurso, com a ajuda do guia, podemos desfrutar de cenas que ocorrem no Livro Memórias de um Sargente de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida. No livro, em sua primeira frase afirma: Era no tempo do Rei (…).
Foi uma análise de todo o trabalho visual, identificando o processo de independência do Brasil.
O Rio de Janeiro compreende todos os períodos de história do Brasil. Colônia portuguesa, Império (“dorme Colônia, acorda Império”) e República.
Foi percebido uma grande diferença arquitetônica na cidade do Rio de Janeiro. Onde prédios de mais de 200 anos contrastavam com edifícios muito modernos, espelhados, e alguns de granito.
A percussão de todo o projeto estendeu-se por mudanças na arquitetura, como a construções dos primeiros prédio brasileiros, grande aumento de impostos, a vinda da imprensa, construção da Biblioteca Nacional, construção do Banco do Brasil, a vinda da “justiça” e criação do poder legislativo, judiciário e executivo, consequentemente o poder “moderador” criado e tombado especificamente no período monárquico brasileiro. Estudamos o símbolo da polícia, seus conceitos e significados.
Toda uma base estrutural que não existia antes da corte portuguesa vir pra cá.
Desenvolvimento
1ª parada: Praça Tiradentes. Consta como maior monumento da América Latina. Uma figura construída criando