Resenha brasil colônia ( boris fausto)
BRASIL COLÔNIA
Portugal século XV.
Portugal era pioneiro em navegações nesta época. Ele buscava com estas navegações encontrar benefícios materiais e aventuras. Para a época as expedições portuguesas eram muito avançadas. Eles inventaram a Caravela, navio leve e extremamente eficiente. Em uma dessas navegações Pedro Álvares Cabral avistou as nossas terras. Pero Vaz de Caminha que estava a bordo desta mesma caravela redige uma carta para o Rei de Portugal em 21 de abril, descrevendo o que encontrara por aqui. Denominam o monte alto avistado de Monte Paschoal e a terra de Terra de Vera Cruz.
Um mundo fantástico estava se abrindo diante dos portugueses. Nossa terra era habitada por índios, portanto partindo deste pressuposto nossa terra não foi descoberta por portugueses, pois aqui já habitavam os indígenas.
O relacionamento entre índios e portugueses foi trágico. Os índios foram escravizados e muitos deles morreram por doenças trazidas pelos portugueses. Os portugueses que por aqui chegaram estavam muito interessados em fazer negócios com as Índias.
A primeira forma de governo no Brasil foi à de Capitanias Hereditárias. A de São Vicente e Pernambuco. Diante destes fatos adotaram o Governo Geral. O ganho econômico por aqui era a produção do açúcar. Neste assunto eles eram experientes pela colonização anteriormente na Costa da África. Os portugueses necessitavam de mão de obra para este plantio e cultivo, mais como este seria um trabalho quase escravo utilizaram-se dos indígenas e do tráfico de negros para a execução deste serviço. Nesta travessia para o transporte dos negros da África pra o Brasil muitos deles morriam. Sem organização no Brasil os escravos resistiram e formaram os quilombos. O comércio dos escravos também era uma atividade econômica muito importante para o Brasil. S Holandeses também tentaram invadir o Brasil, começaram pela Bahia mais forma expulsos e depois ocuparam Pernambuco. Eles vieram tentar a colonização e