Arquitetura Medieval
Durante idade média surgiram dois importantes estilos arquitetônicos: o Românico e o Gótico. Bastante popular nos séculos XI e XII, o estilo Românico marcou a construções de grande parte das igrejas da França e A arquitetura românica apresenta um estilo pesado, que procurava representar a fortaleza de Deus. Suas características principais eram: horizontalidade, abobadas de meio ponto, paredes maciças e interiores escuros.
O gótico, surgiu no século XIII, na França, ficou conhecido como estilo francês ou ogival. Contrastando com a estrutura sólida e pesada do estilo românico, apresenta como principais características: verticalidade, arco em ogiva, abobada nervurada e predomínio de luminosidade.
No final do século XII e no século XIII, a arquitetura gótica superou a românica em popularidade. O aumento da riqueza, o progresso da cultura, a expansão dos interesses seculares e o orgulho das cidades agora livres e prósperas determinaram a procura de um estilo arquitetônico mais aprimorado, que exprimisse os ideais de uma nova época. A arquitetura gótica foi quase exclusivamente urbana. Seus monumentos, as catedrais, sés de bispados, estavam localizadas nas cidades mais importantes. Esses templos não eram apenas centros religiosos. Neles havia bibliotecas e escolas de música. Por isso, também eram centros de cultura e educação e por vezes, era usada como câmara municipal.