arquitetura grega
Indice
Introdução………………………………………………………………………………………………………
Ordens arquitetonicas da grécia antiga
Arquitetura Grega
Templo grego
As ordens arquitetónicas e os seus pormenores
Variantes da Arquitetura Grega
Materiais e técnica de construção
Conclusão
Fontes bibliográficas
Ordens arquitetonicas da grécia antiga
Arquitetura Grega
A arquitetura grega gerou-se no período ao qual os historiados chamam de “Medieval grego” quer dizer, na época de transição e de barbarização que existe entre a derrocada da civilização micénica, provocada pelos invasores gregos, e o florescimento, a partir do século VII da civilização grega.
Os helenos (gregos) para criarem uma arquitetura monumental poderiam ter escolhido muitos caminhos, desde dos aqueus até construtores de palácios da ilha de Creta, mas no entanto, escolheram o caminho mais difícil: a elaboração de um universo arquitetónico inteiramente novo, que se harmonizava no seu espirito, partindo das experiencias mais próximas: a sala central rodeada de colunas (Mégaron, fig.2), e templos primitivos de madeira. Desse modo estabeleceram bases de outros dois mil anos de história a arte. Foram os gregos que introduziram tanto o conceito-base que conhecemos hoje em dia, arquitetura, pintura e escultura, como as distinções dentro dele, ainda estabeleceram para cada uma atividades artísticas principais regras objetivas, análogas (semelhantes) às leis da natureza. Os helenos ainda estabeleceram, leis-padrão para as formas, particularmente para as arquitetónicas, que podiam variar.
Os arquitetos gregos começaram por concentrar os seus esforços num único sistema de construção, escolhendo o mais simples, o mais banal, o mais limitado, o trílito, (fig.3) isto é, a combinação de uma laje horizontal com outros dois blocos de pedra que lhe servem de apoio. É o sistema dos grandes túmulos