Arquitetura do sistema operacional windows xp
Camada de Abstração do Hardware – é uma camada de software que oculta às diferenças de hardware para os níveis superiores do sistema operacional o que ajuda para que o XP seja um sistema operacional portável. O HAL exporta uma interface de maquina virtual que é utilizada pelo despachante do kernel, pelo executivo e drivers de dispositivos que traz como vantagem ter apenas uma versão de cada driver que mapeia e tem acesso ao dispositivo, mas é a HAL que administra os detalhes de mapeamento na memoria. Essa camada também suporta multiprocessamento simétrico, ou seja, quando um sistema computacional com vários processadores com memória compartilhada tem sob controle de um único sistema operacional.
Kernel – é orientado a objeto e executa suas funções utilizando um conjunto de objetos do kernel cujos atributos (valores de dados) armazenam os dados que são executados pelos métodos. O despachante do kernel fornece a base para o executivo e os subsistemas tendo como responsabilidade o scheduling de threads, implementação de primitivos de sincronização, o gerenciamento de timer, interrupções de software e despacho de exceções.
O despachante utiliza prioridades de 32 níveis para a execução dos threads dividindo-as em duas classes a variável que vai de 0 a 15 e a tempo real que vai de 16 a 32. O despachante vai percorrer as filas de prioridades em busca de um thread em estado de pronto para executa-la no processador que estiver disponível no momento, caso nenhuma thread