Arquitetura de Gerencia de Redes
Arquitetura Centralizada
Arquitetura Hierárquica
Arquitetura Distribuída
1.1. ARQUITETURA CENTRALIZADA
Possui apenas um gerente, gerenciando todos os elementos da rede.
Banco de dados único e centralizado.
Único responsável pela geração de alerta, coleta e administração das informações dos elementos.
Exemplo: Netview.
Vantagens
Simplificação do processo de gerência, uma vez que a informação necessária está concentrada em um único ponto, facilitando a localização de erros e a correlação dos mesmos . Segurança no que diz respeito ao acesso às informações, pois há necessidade de se controlar apenas um único ponto de acesso. Permite facilmente identificar problemas correlacionados.
Desvantagens
Necessidade de duplicação total da base de dados para redundância do sistema. Difícil expansão (baixa escalabilidade). Maior concentração da probabilidade de falhas em um único elemento. Tráfego intenso de dados no gerente.
1.2. ARQUITETURA HIERÁRQUICA
Um servidor gerente que centraliza as informações dos dispositivos gerenciados no ambiente, porém existe um conjunto de outros servidores gerentes (clientes) que podem atuar como clientes deste servidor central.
Divisão das tarefas de gerência entre servidor central e servidores clientes.
Menor capacidade individual dos servidores consegue-se realizar gerência de ambientes com grande quantidade de dispositivos.
Dados armazenados de forma centralizada.
Exemplos: SunNet Manager, OpenView, Netview/AIX e At&T StarSentry.
Vantagens
Ggerência não depende exclusivamente de um único sistema Gerente. Existe distribuição das tarefas de gerência. Tráfego é balanceamento entre os Gerentes.
Desvantagens
Base de dados de gerência continua centralizada. Alta probabilidade de falhas em um único ponto. Recuperação das informações é mais lenta.
1.3. ARQUITETURA DISTRIBUÍDA
Combina características da arquitetura Centralizada + Hierárquica. Não depende de