ESTATISTICA
1.1 Introdução
A palavra estatística lembra, à maioria das pessoas, recenseamentos. Os censos existem há milhares de anos e constituem um esforço imenso e caro feito pelos governos com o objetivo de conhecer seus habitantes, sua condição socioeconômica, sua cultura, religião, etc. Portanto, associar-se estatística a censo é perfeitamente correto do ponto de vista histórico, sendo interessante salientar que as palavras estatística e estado têm a mesma origem latina: status .
A estatística é também comumente associada às pesquisas de opinião pública, aos vários índices governamentais, aos gráficos e médias publicadas diariamente na imprensa. Na realidade, entretanto, a estatística engloba muitos outros aspectos, sendo fundamental na análise de dados provenientes de quaisquer processos em que exista variabilidade.
É possível distinguir duas concepções para a palavra estatística:
No plural (estatísticas), indica qualquer coleção de dados numéricos, reunidos com a finalidade de fornecer informações acerca de uma atividade qualquer. Assim, por exemplo, as estatísticas demográficas referem-se aos dados numéricos sobre nascimentos, falecimentos, matrimônios, desquites, etc. As estatísticas econômicas consistem em dados numéricos relacionados com emprego, produção, vendas e com outras
5
10
15
20
Unidade I
2
Unidade I
Diagramação: Fabio - 19/11/08 -||- 1a Correção: Fabio / Rev: Ana 03/12/08 atividades ligadas aos vários setores da vida econômica. No singular (estatística), indica a atividade humana especializada ou um corpo de técnicas, ou ainda uma metodologia desenvolvida para a coleta, a classificação, a apresentação, a análise e a interpretação de dados quantitativos e a utilização desses dados para a tomada de decisões .
1.2 Importância da estatística
O mundo está repleto de problemas. Para resolvermos a maioria deles, necessitamos de informações. Mas que tipo de informações? Quantas? E após obtê-las, o que fazer com elas? A