Arquitetura de computadores
A principal função do dispositivo de entrada, é fazer que o usuário comunique com a máquina, permite a inserção de conteúdo no computador. (Solicitação) Já o dispositivo de saída, retorna o resultado de uma instrução ou tarefa ao usuário em forma de vídeo, documentos impressos, áudio, etc. (Retorno)
2) Qual a função do decodificador de endereços?
Sua função é detectar um código e ativar um único sinal. O código é processado através da linhas do barramento de endereço e controle.
4) Para que serve um sistema operacional?
O sistema operacional é um programa que gerencia os recursos do sistema, definindo uma interface entre o computador e o usuário.
5) Qual é a função dos registradores da MMU? Isso tem a ver com proteção de memória?
A função da MMU é converter os endereços virtuais em endereços físicos. Ele notifica o sistema caso ocorra um acesso à memória virtual que não tenha endereço físico na memória principal. 6) Para que serve o endereçamento virtual e a memória virtual? Como o hardware ajuda nisso?
A memória virtual é uma técnica que disponibiliza um espaço da memória secundária para auxiliar a memória principal. 7) O que são e para que servem os registradores de um processador?
Registradores são unidades capazes de armazenar n bits, estão no topo da hierarquia das memórias e tem custo elevado. São utilizados na execução de programas, disponibilizando um local para armazenamento de dados. 9) O que é e para que serve a Unidade Lógica Aritmética? Uma CPU funcionaria sem uma ULA?
A ULA é um circuito digital que realiza operações lógicas e aritméticas. É uma peça de fundamental importância da CPU. 10) Chama-se endereçamento indireto quando o endereço do valor a ser lido é indicado por uma variável. Como ele funciona? Para que existem tantos tipos de endereçamento?
11) Considerando o contexto da ULA, qual é o papel da Unidade de Controle?