Arquitetura de computadores - barramentos
Arquitetura de Computadores - Barramentos
1. Conceitue Barramentos e classifique seus fios e vias. Barramentos são um conjunto de fios que são usados para comunicação entre placa mãe e placas auxiliares, que geralmente esses fios são impressos na própria placa. Dedicado: Cada elemento do barramento é dedicado exclusivamente ou a uma função ou a um subconjunto de componentes do computador. Multiplexado: Nesse tipo de barramento sinais podem ser multiplexados no tempo para comportar diferentes funções. Exemplo: endereços e dados podem trafegar no mesmo barramento mediante o controle de “Address Valid Control Line”, ou seja, sob o controle de um sinal que especifica quais sinais são válidos em determinado período de tempo.
2. Diferencie barramento síncrono de assíncrono. Barramentos Síncronos: nesse barramento exige que o fluxo de dados aconteça em conjunto com uma base de tempo conhecida como clock do sistema. Barramentos Assíncronos: nessa categoria de barramentos não segue um relógio mestre para realizar suas operações. Os ciclos de leituras e escritas podem ter durações diferenciadas de acordo com as necessidades de cada operação.
3. Classifique os barramentos quanto aos dispositivos conectados. Ativos ou Mestres - dispositivos que comandam o acesso ao barramento para leitura ou escrita de dados. Passivos ou Escravos - dispositivos que simplesmente obedecem à requisição do mestre.
4. Dentre os barramentos comerciais, diferencie o ISA do MCA e do EISA. MCA foi desenvolvido pela IBM, por volta de 1987, para melhorar o desempenho do ISA com os novos processadores 386 e preparando o lançamento dos 486. Projeto proprietário, ou seja, a IBM registrou esse barramento de forma que não pudesse ser usado nos clones de IBM. Foi restrito à linha PS/2. Esse barramento não é compatível com nenhum outro existente no mercado, isso rendeu a fama de que até hoje os PCs