Arquitetura de acesso à banco de dados com aplicações web
Alunos: Hugo José
Título:
Arquitetura de Acesso à Banco de Dados com aplicações WEB
Rio de Janeiro , 2012
Hugo José
Título:
Arquitetura de Acesso à Banco de Dados com aplicações WEB
Este trabalho tem por objetivo
Substituir a nota do teste do primeiro bimestre,
Referente à disciplina de Desenvolvimento WEB ll.
Orientador: Fernando Escobar
Rio de Janeiro, 2012
RESUMO
A integração dos SGBDs com a Web vem sendo levada pelo enorme avanço da tecnologia Web. Tem-se que os SGBDs adicionam à Web, mecanismos operacionais eficientes para o acesso dos dados.
Daí surgiu, então, surgiram vários problemas pelo uso dessas tecnologias. A compatibilidade entre elas é implementada em produtos de software chamados gateways, cuja função é interfacear o ambiente Web com os SGBDs, permitindo que as aplicações lancem mão dos recursos desenvolvidos isoladamente em cada um deles. As arquiteturas de integração (i.e., os gateways) apresentam uma grande diversidade de características e funcionalidades quando comparados segundo critérios de local de execução (cliente, servidor Web, servidor de Banco de Dados); desempenho; facilidade para o desenvolvimento de aplicações e portabilidade; aspectos transacionais; reaproveitamento de sistemas legados. A análise do software integrador segundo esses parâmetros irá determinar a sua adequação ao ambiente operacional particular da Organização.
Será apresentado o ambiente de integração de SGBDs à Web e as variações das arquiteturas existentes para implementá-lo, discutindo-se as principais propriedades de cada modelo de software integrador.
Sumário
1- Introdução 2- Gateways Web SGBD 3- Taxonomia das Arquiteturas Web SGBD
3.1 Programas CGI
3.2 Aplicação API
3.3 Aplicação SSI
3.4 Acesso Direto ao Banco de Dados
3.5 Aplicação Externa
3.6 Servidor de Transação 4- Aplicações na Web 5- Conclusão 6- Referência
1. Introdução
À medida em que surgem novos