Arquitetura Cliente e Servidor
CLIENTE/SERVIDOR
ARQUITETURA CLIENTE/SERVIDOR
Conceitos:
“É uma arquitetura onde o processamento da informação é dividido em módulos ou processos distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (Servidor), enquanto que outro é responsável pela obtenção dos dados (Cliente)”. BATTISTI, (2001, pág. 38).
ARQUITETURA CLIENTE/SERVIDOR
“É uma abordagem da computação que separa os processos em plataformas independentes que interagem, permitindo que os recursos sejam compartilhados enquanto se obtém o máximo de benefício de cada dispositivo diferente, ou seja, Cliente/Servidor é um modelo lógico”. VASKEVITCH, (1995, pág. 375).
ARQUITETURA CLIENTE/SERVIDOR
“Sistema inovador surgido nos anos 90 e muito utilizado no meio corporativo, baseado em três componentes principais: gerenciamento de banco de dados, que funcionam como servidores; redes, que funcionam como meio de transporte de dados e, finalmente, softwares para acesso aos dados: Clientes”. BATTISTI,
(2001, pág 39).
ARQUITETURA CLIENTE/SERVIDOR
Estrutura Básica:
Em uma rede de computadores existem uma ou mais máquinas que atuam como servidores, disponibilizando recursos para as demais máquinas, as quais atuam como clientes.
REQUISITA
Cliente
RESPONDE
Servidor Executa
ARQUITETURA CLIENTE/SERVIDOR
Estrutura Básica:
Temos servidores para arquivos, banco de dados, e outras funções, tais como: servidores de impressão, servidores web, etc. Banco de Dados
Servidor de
Arquivos
Outros
Serviços
Clientes
ARQUITETURA CLIENTE/SERVIDOR
Onde:
Servidores: são equipamentos com maior poder de processamento e armazenamento;
Clientes: geralmente microcomputadores
PCs ligados em rede.
ARQUITETURA CLIENTE/SERVIDOR
Principais características:
Cliente:
Inicia
e termina as conversações com os
Servidores, solicitando serviços distribuídos;
Não se comunica com outros Clientes;
Normalmente responsável pela entrada e