Arquitetura da MOrte
A arquitetura produzida pelos egípcios possui uma configuração poderosa e coerente com sua finalidade.Ela é decorrente da visão que se tem do mundo, de seus períodos políticos, sua estrutura social e sua relação com a natureza e a relação com a morte.
A civilização do Antigo Egito se estabeleceu ao longo do Rio Nilo,no Norte da Africa por volta de 3000 a.C.E se dividiu em;
-Antigo Império – 3200 a 200 a.C
-Médio Império – 200 a 1750 a.C
Novo Império – 1580 a 1085 a.C.
Toda vida egípcia era orientada de acordo com os ciclos e fluxos do rio Nilo. Na época seca do ano, os egípcios que ficavam ociosos eram orientados para a construção civil, auxiliando na construção dos monumentos desta civilização.
A arte e arquitetura desse povo são com a morte e a vida após morte. Toda arte era orientada pela religião, a qual tinha grande significado para esse povo. Principais construções eram os templos, túmulos, esquifes e sarcófagos e eram produzidos para as múmias. As esculturas e imagens eram feitas para reter a forma humana do morto.
Os Egipcíos acreditavam em deuses que poderiam intervir na história humana e na natureza.Seu representante na terra era o Faraó,monarca que tinha domínio sobre esse povo.Os egicíos acreditavam que quando o Faraó morresse ele voltaria,então durante toda a vida os escravos e os trabalhadores fizeram imensos túmulos piramidais para acolher o Faraó.
A importância de construir as tumbas majestosas e praticar a mumificação era porque esse povo acreditavam que seus mortos passavam pelo Tribunal de Osíris(1ºFaraó) e se não fossem condenados,retornaraim ao corpo.
As pirâmides não foram o único tipo de túmulos,mas foram as construções mais emblemáticas.A primeira pirâmide a ser construída foi do Faraó Djoser pelo arquiteto Imhotep em torno de 2778ª.C., originalmente ela alcançava 62m de altura com uma base de 109mx125m e revestida de pedra calcária branca polida.
As pirâmides de degraus é vista como a mais