Arquitetura computadores I
- O que são?
Linguagem de programação pode ser definida como sendo um conjunto limitado de instruções (vocabulário), associado a um conjunto de regras (sintaxe) que define como as instruções podem ser associadas, ou seja, como pode-se compor os programas para a resolução de um determinado problema.
- Quais os paradigmas de programação existentes? Dê exemplos!
Paradigmas de Programação
Exemplos
Imperativo
Pascal, C, Cobol
Funcionais
LISP,ML,Scheme,CLOS
Orientadas a Objeto
Java, C++,Simula 67
Lógicas
Prolog
- O que são linguagens de alto nível? Dê exemplos!
As linguagens de alto nível são assim denominadas por apresentarem um sintaxe mais próxima da linguagem natural, fazendo uso de palavras reservadas extraídas do vocabulário corrente (com READ, WRITE, TYPE, etc.) e permitem a manipulação dos dados nas mais diversas formas (números inteiros, reais, vetores, etc.)
Exemplos: C, C++, ASP, Python.
- O que são linguagens de baixo nível? Dê exemplos!
Trata-se de uma linguagem de programação que compreende as características da arquitetura do computador. Assim, utiliza somente instruções do processador, para isso é necessário conhecer os registradores da máquina. Nesse sentido, as linguagens de baixo nível estão diretamente relacionadas com a arquitetura do computador. Exemplo é a linguagem Assembly que trabalha diretamente com os registradores do processador, manipulando dados.
2. Linguagem Assembly;
- O que é?
Assembly ou linguagem de montagem é uma notação legível por humanos para o código de máquina que uma arquitetura de computador específica usa, utilizada para programar dispositivos computacionais, como microprocessadores e microcontroladores. A linguagem de máquina, que é um mero padrão de bits, torna-se legível pela substituição dos valores em bruto por símbolos chamados mnemónicos
- Qual sua função?
É basicamente uma "linguagem de montagem" pela qual os OPCODES da CPU são