Arquiteto Tadao Ando
Osaka, Japão, 13/09/1941 (72 anos)
Figura 1– Fotografia de Kikutake. Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Tadao_Ando
Conjunto Residencial Rokko I
Kobe, Japão, (1978-1983)
Partindo da ideia de superar as limitações do local para se beneficiar dessa implantação e da vista exclusiva da baía de Kobe. O edifício residencial Rokko I foi executado em uma grande encosta com cerca de 60 graus de declividade, onde a coragem e ousadia de Ando foram colocadas à prova.
Figuras 2 e 3– Implantação. Fonte: fonte: www.greatbuildings.com/buildings/Rokko_Housing_One.html
Formado por um conjunto de vinte residências projetado em módulos de 5.8m x 4.8m, onde à proporção que o prédio sobe a encosta íngreme, introduz a assimetria na composição, gerando espaços vazios na forma de pátios e escadarias inter-relacionadas, que compõem o volume total do edifício. Figura 4– Volumetria total. Fonte: http://igrejadaluz.blogspot.com.br/2009_11_01_archive.html
O princípio básico para sua construção foi que o prédio teria que agir como uma contenção para evitar o deslizamento de terra, além de passar um efeito de ter substituído o peso do material para o peso do edifício. Mesmo tendo derrubado algumas arvores para fazer um grande corte no terreno, o edifício consegui passar em suas fotografias, uma harmonia entre sua arquitetura e a natureza.
Figura 5– Processo de construção. Fonte: http://moleskinearquitectonico.blogspot.com.br/2008/03/tadao-ando-rokko-housing.html
Ando conseguir também harmonizar os conceitos de privacidade e de convívio social entre os condôminos em seu projeto, pois os espaços públicos e privados possuem grandes relações, devido os terraços e as circulações públicas presentes no condomínio, entretanto cada casa tem terraços individuais para garantir privacidade aos moradores.
Figura 6– Espaços públicos. Fonte: http://moleskinearquitectonico.blogspot.com.br/2008/03/tadao-ando-rokko-housing.html
Para diminuir os custos do