Tadao ando
Finalmente em 1969, Ando funda a firma Tadao Ando Architects & Associates. Trabalhando na sua cidade natal de Osaka, o trabalho do autodidata chama,então, a atenção da crítica, dando um empurrão para uma carreira que viria a ser premiada em 1995 com o Prémio Pritzker. O estilo Tadao Ando situa-se na junção da arquitetura moderna clássica e da filosofia do Extremo Oriente. O modelo do arquiteto é Le Corbusier, que ele conhece bem a obra por tê-la estudado na Europa. Há um contraste com as suas criações sóbrias e disciplinares, cuja ambição é serem apenas “nadas construídos”. Três elementos presidem às construções de Ando: o amor da geometria, o desejo de fazer intervir a natureza e a sua preferência por materiais autênticos. Para um não cristão, Ando constrói muitas igrejas.
Fonte: http://pt.shvoong.com/books/biography/1891308-arquiteto-tadao-ando/#ixzz1qNQyqTZ2
Tadao Ando nasceu em Osaka, Japão, no dia 13 de setembro de 1941 e foi criado pela a avó. Dos 10 aos 17 anos trabalhou com o carpenteiro local onde aprendeu a trabalhar com madeira, construindo modelos de aviões e navios.
Em relação aos estudos, Tadao escolheu o seu próprio método de aprendizado: fora da sala de aula, através de visitas às edificações da região e sempre acompanhado de muita leitura sobre arquitetura. Estudou arquitetura por sua conta, visitou também outros costumes, culturas e edificações na Europa e América do Norte.
Influências
A arquitetura tomou conta de sua mente aos 15 anos quando comprou um livro de desenhos de Le Corbusier. Tadao