Tadao ando
Tadao Ando: Church of the light
Alunos: Álvaro Santos / Eduardo de Oliveira.
Contextualização: ano da obra, cliente, local de inserção e suas características.
A Igreja da Luz (1987-1989), tal como as demais Igrejas e obras de Tadao Ando, é marcada por uma profunda simplicidade formal e monumentalidade espacial, que lhe impregna uma forte sensação de espiritualidade e de contato com a Natureza e com os elementos, sem, no entanto estar diretamente ligada a qualquer deidade ou religião em particular. A luz como elemento de aproximação espiritual, é aqui trabalhada de forma magistral, e suas paredes de betão, que com cerca de 7 metros de altura, conferem uma escala monumental e imponente a todo o conjunto.
Leitura da composição do objeto.
A parede atrás do altar é recortada, formando um vazio de uma cruz. E é por meio dessa abertura que a luz entra iluminando o templo escuro. A luz é, na realidade, o único elemento natural que penetra no edifício, julgando e subjugando todos os elementos compositivos e materiais que formam a igreja. Tadao Ando limitou as aberturas para que a luz brilhe mais intensamente ao entrar em um ambiente escuro, eliminando quase que por completo o contato com o exterior. As composições lineares que as sombras e os raios solares projetam no interior da capela vivificam a atmosfera do templo, formando jogos de luz e sombra diferenciados, tornando assim a percepção do ambiente inédita e prazerosa ao usuário.
[pic]
A cruz do exterior, suspensa sobre uma das fachadas é a única peça de ornamentação da igreja, esse fato mostra como o arquiteto estava preocupado com o caráter limpo do prédio, deixando para elementos naturais e fora da arquitetura(a luz, por exemplo) para realçar o seu projeto.
[pic]
Referências
“Onde dois ou três se reunirem em meu nome, eu estarei no