Arquiteto moderno
Como também em empresas de projeto às quais eventualmente pertencem, possuindo vínculos e afinidades com um grupo de profissionais e seu líder. Onde encontraremos as características de uma relação entre indivíduos e a organização. Igualmente nos empreendimentos dos quais os projetos fazem parte, em cujas equipes estabelecem-se relações temporárias com outros agentes. Onde haverá a explicação quanto à motivação frente às atividades e seu engajamento diante dos objetivos em comum.
Aos fatores supracitados, somam-se os fatores ambientais que são próprios do setor da construção de edifícios. Quanto ao desempenho de atividade de projetos, existem muitas zonas de incerteza, sejam técnicas, comerciais, humanas e financeiras, solicitando o exercício de autonomia e estimulando a construção de métodos e posturas, utilizando principalmente o julgamento individual. Havendo a tendência da disputa entre si, o maior engajamento dentro da inserção do projetista, em face dos demais. Muitos profissionais estarão com diferentes pesos ou níveis de desempenho, à evolução das condições de produção e de integração entre os indivíduos, sejam com os empregadores, engenheiros, fornecedores, empreiteiros.
Devendo entender que projetos, devemos entendê-los como uma prestação de serviço, de natureza intelectual, não só meros desenhos e de memoriais, mas