Política e moral
TEORIA GERAL DA POLÍTICA
A FILOSOFIA POLÍTICA E A LIÇÃO DOS CLÁSSICOS
(Norberto Bobbio)
POLÍTICA
O SIGNIFICADO CLÁSSICO E MODERNO DE POLÍTICA
Derivado do adjetivo originado de pólis (politikós), que significa tudo o que se refere à cidade e, consequentemente, o que é urbano, civil, público, e até mesmo sociável e social, o termo Política se expandiu graças à influência da Grande obra de Aristóteles, intitulada Política.
O termo Política foi usado durante séculos para designar principalmente obras dedicadas ao estudo daquela esfera de atividades humanas que se referem de algum modo as coisas do Estado.
* Na época moderna o termo perdeu seu significado original, substituído pouco a pouco por outras expressões como “ciência do Estado”, “doutrina do Estado”, “ciência política” “filosofia política”, etc.. passando comumente a ser usada para indicar a atividade ou conjunto de atividades que, de alguma maneira, tem como termo de referência a pólis, ou seja, o Estado.
TIPOLOGIA CLÁSSICA DAS FORMAS DE PODER
O conceito de política, entendida como forma de atividade ou práxis humana, está estreitamente ligado ao de poder. Este tem sido definido como “consistente nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem” (Hobbes) ou, analogamente, “como conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados” (Russel). Sendo um desses meios, além do domínio da natureza, o domínio sobre os outros homens, o poder é definido por vezes como uma relação entre dois sujeitos, dos quais um impõe ao outro a própria vontade e lhe determina malgrado seu, o próprio comportamento.
Há várias formas de poder sobre o homem; o poder político é apenas uma delas. Na tradição clássica que remonta especificamente a Aristóteles, eram consideradas três formas principais de poder: o poder paterno, o poder despótico e o poder político.
Em Aristóteles se entrevê a distinção baseada no interesse daquele em benefício de quem se exerce o poder: o paterno se exerce pelo