Arquitectura e Protocolo Modelo OSI e Camada 6
Modelo OSI e Camada 6
(8839) Hugo Lourenço, (7534) Hugo Coelho, (8838) Marco Lima
Engenharia de Sistemas Informáticos, Pós-Laboral (LESI-PL)
IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave
Barcelos, Portugal
I. INTRODUÇÃO
III. CAMADA 6 - APRESENTAÇÃO
Com a crescente evolução das tecnologias e a sua interligação para comunicação entre máquinas e dado o grande número de máquinas e sistemas distintos, surgiu a necessidade de criar de um modelo global capaz de definir normas para todos os dispositivos, e que assim todos os sistemas seriam compatíveis. A ISO (International Standards Organization) iniciou uma proposta de arquitectura normalizada de comunicação, um modelo de referência para todos os equipamentos que permitiria a comunicação entre dispositivos de forma igual e generalizada. A esta proposta seria dado o nome OSI - Open
System Interconection.
Esta camada é responsável pela interpretação, compressão e encriptação dos dados, de um ponto de vista informal, é a camada que faz a ligação alto nível – baixo nível.
Inicialmente esta camada foi criada apenas para a conversão ASCII e EBCDIC, com o evoluir da tecnologia foi necessária a sua adptação para responder a novos serviços, podemos tomar como exemplo o funcionamento de um browser, que utiliza HTML, PHP, JPG, Javascript, etc., sendo esta camada responsável pela compreensão e passagem desta informação. II. ARQUITETURA
A arquitectura OSI é formada por camadas, interfaces e protocolos. As camadas são processos, implementados por hardware ou software, que se comunicam com o processo correspondente no outro dispositivo. Cada camada disponibiliza serviços à próxima camada, usando os serviços da camada anterior.
Na estrutura por camadas os dados não são transferidos directamente da mesma camada, mas devem passar por todas as camadas da arquitectura até chegar ao seu destino.
Os protocolos são conjuntos de regras e formatações que permitem a