Arquitecturas de Rede
TCP/IP é o nome que se dá a toda a família de protocolos utilizados pela Internet. Esta família de protocolos foi desenvolvida pela DARPA (Defense Advanced Research Project Agency) no DoD (Departamento de Defensa dos Estados Unidos).
Este conjunto de protocolos foi desenvolvido para permitir aos computadores compartilharem recursos numa rede. Toda a família de protocolos inclue um conjunto de padrões que especificam os detalhes de como comunicar computadores, assim como também convenções para interconectar redes e rotear o tráfego.
Oficialmente esta família de protocolos é chamada, Protocolo Internet TCP/IP, comumente referenciada só como TCP/IP, devido a seus dois protocolos mais importantes (TCP: Transport Control Protocol e IP: Internet Protocol).
Arquitecturas de Rede
Quando se começaram a usar redes de computadores, no inicio dos anos 70, essa iniciativa partiu de diversos fabricantes que desenvolveram tecnologias de forma mais ou menos independente entre sí:
Arquitecturas proprietárias
IBM
SNA - Systems Network Architecture
Utilização decrescente com a adopção do TCP/IP pela IBM.
DIGITAL
DNA - Digital Network Architecture
Abandonada.
XEROX
XNS - Xerox Network Systems
Abandonada.
Apple
AppleTalk
Utilização decrescente.
Novell
Novell Netware
Mantém alguma utilização.
Microsoft/3Com/HP/IBM
Lan Manager
Abandonado.
Banyan Systems
VINES
Abandonado.
IBM (Sytek)
NetBIOS
Utilização generalizada.
Todas estas tecnologias proprietárias foram inicialmente mantidas em grande segredo o que impossibilitava a sua interligação. Quando uma instituição optava por determinado fabricante ficava irremediavelmente dependente desse fabricante sob pena de ter de substituir toda a rede.
Em resposta a esta situação a ISO ("International Organization for Standardiztion"), nos anos 70 e 80, desenvolveu o modelo OSI ("Open Systems Interconnection"). O modelo OSI pretendia estabelecer um conjunto de normas que os